segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É o vento!


Nunca se perguntaram porque é que, nas viagens aéreas habituais, de umas vezes demoram uma hora e meia a fazer o trajecto e de outras a viagem parece nunca mais terminar?

Pois a resposta é simples: são os ventos em altitude a fazer o seu efeito.

Prova disso é a imagem que vos apresento que pertence ao comandante da TAP Mathieu Neuforge e que publica as suas experiências a bordo dos nossos aviões no blog http://picsfromtheoffice.blogspot.com/ e que partilha conosco esta perspectiva do seu Navigation Display a bordo do A320 CS-TQD em rota de Lisboa para o Funchal.

No canto superior esquerdo está indicado a branco os resultados da leitura do avião em relação ao GS ( velocidade de terreno ) indicando 289 nós e TAS ( velocidade verdadeira ) indicando 456 nós, e isto porque a TAS é o resultado da conjugação da GS mais o vento exterior que vem indicado logo abaixo como soprando do quadrante 230, logo totalmente de frente ao rumo da aeronave ( veja-se a convergência entre a seta verde á esquerda - direcção do vento - e a seta branca á direita - direcção do vôo - ) com a velocidade estonteante de 166 nós, que corresponde a uma velocidade de 307 Km/h de vento de frente!

Está tudo explicado!

Ficou por saber qual o nível de vôo que estávam a utilizar, que suponho deva andar á volta do FL 300 ( 30 000 pés )

Obrigado Sr. Mathieu por partilhar o seu escritório conosco, eu próprio tenho algumas fotos assim do género, mas é do lugar de passageiro ( apesar das repremendas do pessoal de cabine ) que aqui passo um destes dias. Bons vôos!

Sem comentários:

Enviar um comentário